Você está em:
Tempos Amazônicos
Como navegar
Clique nos ícones para mover-se pela sala ou para acessar pontos de interesse.
Como alternativa, utilize as teclas de seta para virar para avançar e recuar.
Clique e arraste a imagem para explorar a cena em 360º.
Como alternativa, utilize as teclas de seta para virar para a esquerda e para a direita.
Utilize a roda de deslocamento para aumentar ou diminuir o zoom.
Como alternativa, utilize as teclas de mais e menos.
Tour Virtual / Vídeo - Tempos Amazônicos
Vídeo – Tempos Amazônicos
As florestas tropicais estão presentes em várias regiões do planeta, concentradas em áreas próximas à linha do Equador. Além de serem extremamente ricas em biodiversidade, essas florestas também funcionam como grandes armazéns de carbono, que ficam estocados nos tecidos vegetais. A Amazônia é a maior das florestas tropicais, representando cerca de um terço delas. Em segundo lugar, vem a que fica na bacia do Congo, na África e, em terceiro, a floresta do sudeste asiático. Essas três exercem uma grande influência no regime de chuvas observado nos continentes, ajudando a regular o clima global em diferentes escalas.
No caso da Amazônia, por exemplo, o frescor e a umidade que a floresta lança na atmosfera, por meio da evapotranspiração, tem reflexos na bacia do Prata, que inclui Argentina e Uruguai.
Nessa delicada e complexa rede de conexões que une as diversas regiões do planeta, vale destacar a relação da Amazônia com o deserto do Saara: vem de lá uma nuvem de poeira que atravessa o oceano Atlântico e pousa na floresta, fertilizando o solo – graças à presença de nutrientes como o fósforo – e ajudando na formação de nuvens.