Conteúdo Educativo

Bem-vindos, professores e educadores!

São muitas Amazônias. Esta é a ideia que permeia a exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, da qual este material educativo faz parte. Por meio de algumas propostas transdisciplinares, buscamos alinhar objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo à lei 11.645/ 08, ao mais que necessário ensejo de discutir sobre a região amazônica e toda a riqueza ameaçada que a constitui. Com propostas para diferentes faixas etárias, preparamos uma viagem no ritmo do Carimbó para visitar os valores e questionamentos presentes nos seis eixos da exposição. Venha com a gente!

A primeira parada é para os pequenos de 3 a 6 anos conhecerem o Maracá por meio da oficina O meu Maracá que explora ritmos e elementos sensoriais por meio deste mágico instrumento musical. Continuaremos para descobrir Onde é que o Boto mora? acompanhados pelo carimbó de Dona Onete, além de lendas e histórias da região amazônica.

Depois viajamos no tempo para a terra de Pindorama em Nheengatu – Língua boa. Os alunos de 7 a 10 anos entrarão em contato com a língua de raíz tupi Nheengatu para descobrir mais sobre as línguas indígenas que ainda vivem e criam em nosso país. Essa proposta reflete sobre cosmologias, coletividade e conexão. Os estudantes dessa faixa etária ainda terão diversão garantida nos jogos presentes em Sabores da Amazônia, onde teremos um jogo da memória e um jogo de agilidade para nos lembrar dos sabores da natureza e da necessidade da tradição para manutenção da floresta.

Nossa jornada segue pelos rios de No Fluxo da História, atividade pensada para que os alunos de 11 a 14 anos possam se sensibilizar para a realidade das águas doces que nos cercam. É um convite à reflexão cartográfica, tendo como ponto de partida o Rio Amazonas. Também visitarão pela atividade Polinizando Saberes as plantas medicinais e fitoterápicas para reconhecer e valorizar a biodiversidade e saberes tradicionais de nosso país.

Por fim, na atividade Futuro em Debate os adolescentes de 15 a 17 anos farão uma parada na ONU para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste fórum preparado para que eles possam exercitar seu desejo de mudança e senso de justiça, eles aprenderão sobre o segundo objetivo que versa sobre segurança alimentar e agricultura sustentável. Os assuntos que atravessam o tema da alimentação são diversos: cultura, preservação da biodiversidade, desmatamento e formas alternativas de produção. O Ensino Médio encerra nossa viagem, entrando em contato com temas urgentes à sobrevivência da floresta e da humanidade com a atividade Semeando Amanhãs. Para isso eles conhecerão artistas-ativistas que dialogam sobre os limites e potências de ações individuais e coletivas como forma de cultivar uma nova ideia de humanidade.

Esperamos fornecer a vocês sementes que possam ser cultivadas e disseminadas, criando raízes fortes e grandes para toda a extensão da comunidade escolar, atingindo casas, bairros, a cidade e seu entorno. Que também possamos todos colher os frutos do trabalho coletivo de conscientização, cidadania e empoderamento gerado a partir da valorização da diversidade da vida.

O fluxo do rio é intenso, e nós temos muito para conhecer.

Vem com a gente nessa viagem?

Capa de material educativo 3 a 6 anos com ilustração de mulher em tons de verde, preto e laranja e texto Fruturos Tempos Amazônicos.

3 a 6 anos- Educação Infantil

O meu maracá

A oficina “O meu maracá” tem como objetivo principal incentivar as artes manuais e a criatividade por meio da construção de um maracá, instrumento musical indígena presente na música e cultura amazônicas.

#somosamazonia #meumaraca #musica

Onde é que boto mora?

A oficina “Onde é que boto mora?” apresenta o carimbó – ritmo e dança da região do Pará e algumas lendas amazônicas. A atividade tem como intuito ativar a expressão corporal, a sensibilidade musical e a criatividade por meio de dinâmicas que envolvem a escuta ativa de músicas de carimbó e de lendas presentes na cultura amazônica.

#somosamazonia #carimbo #musica

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Capa de material educativo 7 a 10 anos com ilustração em tons de laranja, preto e verde e texto Fruturos Tempos Amazônicos.

07 a 10 anos - Fund. I - Anos Iniciais

Nheengatu - Língua Boa

A proposta é um jogo criativo com uma das línguas indígenas que resistiram à colonização, a língua de raíz Tupi Nheengatu. Mesmo com a imposição e a tentativa de uma língua única, ainda será possível criar em uma das línguas de nossos povos originários.

#amazoniamilenar #linguasindigenas #nheengatu

Sabores da Amazônia

A partir dos frutos e ingredientes característicos da culinária amazônica, foram criados dois jogos que promovem uma reflexão sobre a história da Amazônia e sua biodiversidade: um jogo da memória e um de habilidade e rapidez, o “Dois ou Nada”.

#amazoniasecular #culinariaamazonense #frutosamazonia

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Capa de material educativo 11 a 14 anos com ilustração de folhagem em tons de verde, preto e cor de rosa e texto Fruturos Tempos Amazônicos.

11 a 14 anos - Fund. II - Anos Finais

No Fluxo da História

Começando pelo conhecimento sobre o rio Amazonas e seus principais afluentes, a atividade desenrola a observação dos rios próximos aos estudantes para analisar aspectos geográficos, sócio-históricos e biológicos.

#riosehistoria #acaohumana #amazoniaacelerada

Polinizando Saberes

A cura através da biodiversidade e dos saberes tradicionais e populares é o mote dessa atividade que propõe a valorização de usos e costumes ligados às plantas medicinais e fitoterápicas em diferentes regiões do país.

#amazoniaspossiveis #plantasmedicinais #saberestradicionais

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Capa de material educativo 15 a 17 anos com ilustração de serpente em laranja, preto, branco e verde e texto Fruturos Tempos Amazônicos.

15 a 17 anos - Ensino Médio

Futuro em Debate

A atividade propõe o passo a passo de um fórum para que os estudantes aprendam sobre o 2o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: segurança alimentar, agricultura sustentável e qualidade da alimentação. Pesquisa, debate e organização de um registro coletivo fazem parte do roteiro da atividade.

#desenvolvimentosustentavel #alimentacaosaudavel #amazoniaspossiveis #debate

Semeando Amanhãs

A oficina começa com a leitura e análise de obras de arte que denunciam questões importantes da Amazônia, como o garimpo e o desmatamento. Após as discussões sobre o tema, a comunidade escolar é convidada a pensar sobre as possibilidades e os limites de soluções locais construindo uma horta.

#amazoniaacelerada #amazoniaspossiveis #garimpoilegal #desmatamentoamazonia #hortacomunitaria

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