Você está em:
Tempos Amazônicos
Como navegar
Clique nos ícones para mover-se pela sala ou para acessar pontos de interesse.
Como alternativa, utilize as teclas de seta para virar para avançar e recuar.
Clique e arraste a imagem para explorar a cena em 360º.
Como alternativa, utilize as teclas de seta para virar para a esquerda e para a direita.
Utilize a roda de deslocamento para aumentar ou diminuir o zoom.
Como alternativa, utilize as teclas de mais e menos.
Tour Virtual / Mensagem da Diretoria do IDG
Mensagem da Diretoria do IDG
A Amazônia é a floresta que desafia a sociedade ao mesmo tempo em que proporciona tantas possibilidades para o futuro. Um dos grandes responsáveis pela manutenção do clima no planeta, essa floresta possui uma complexidade ecossistêmica sem igual e abriga milhares de espécies em sua fauna e flora, muitas ainda a serem descobertas.
No Brasil, este ativo global vem sofrendo ameaças crescentes e constantes, como queimadas, desmatamento e garimpo ilegal. Neste cenário, o debate sobre como a ciência pode impulsionar um novo modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo na floresta ganha luz. Buscamos evidenciar a importância de aliar conhecimentos tradicionais com inovações em tecnologia e pesquisa, a fim de impulsionar uma economia verde e regenerativa, com baixo impacto ambiental e soluções que recuperem o que já foi degradado.
Que Amazônia queremos para o futuro? Qual o modelo de desenvolvimento econômico e social é o mais sustentável para manter a floresta em pé, mas também prover qualidade de vida a todas as pessoas que vivem naquela região?
Perguntas que farão parte da narrativa da nova exposição temporária do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, gestor do Museu do Amanhã, sobre a Amazônia do amanhã. Por meio de experiências interativas e tecnológicas, “Fruturos – Tempos Amazônicos” pretende aproximar você de vivências do ontem, do hoje e do amanhã da floresta, conectando às histórias dos amazônidas: desde os indígenas e ribeirinhos até a população urbana.
Boa exposição!
Ricardo Piquet, Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG
Maria Garibaldi, Diretora Executiva do Museu do Amanhã