Bem-vindos, professores e educadores!
São muitas Amazônias. Esta é a ideia que permeia a exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, da qual este material educativo faz parte. Por meio de algumas propostas transdisciplinares, buscamos alinhar objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobretudo à lei 11.645/ 08, ao mais que necessário ensejo de discutir sobre a região amazônica e toda a riqueza ameaçada que a constitui. Com propostas para diferentes faixas etárias, preparamos uma viagem no ritmo do Carimbó para visitar os valores e questionamentos presentes nos seis eixos da exposição. Venha com a gente!
A primeira parada é para os pequenos de 3 a 6 anos conhecerem o Maracá por meio da oficina O meu Maracá que explora ritmos e elementos sensoriais por meio deste mágico instrumento musical. Continuaremos para descobrir Onde é que o Boto mora? acompanhados pelo carimbó de Dona Onete, além de lendas e histórias da região amazônica.
Depois viajamos no tempo para a terra de Pindorama em Nheengatu – Língua boa. Os alunos de 7 a 10 anos entrarão em contato com a língua de raíz tupi Nheengatu para descobrir mais sobre as línguas indígenas que ainda vivem e criam em nosso país. Essa proposta reflete sobre cosmologias, coletividade e conexão. Os estudantes dessa faixa etária ainda terão diversão garantida nos jogos presentes em Sabores da Amazônia, onde teremos um jogo da memória e um jogo de agilidade para nos lembrar dos sabores da natureza e da necessidade da tradição para manutenção da floresta.
Nossa jornada segue pelos rios de No Fluxo da História, atividade pensada para que os alunos de 11 a 14 anos possam se sensibilizar para a realidade das águas doces que nos cercam. É um convite à reflexão cartográfica, tendo como ponto de partida o Rio Amazonas. Também visitarão pela atividade Polinizando Saberes as plantas medicinais e fitoterápicas para reconhecer e valorizar a biodiversidade e saberes tradicionais de nosso país.
Por fim, na atividade Futuro em Debate os adolescentes de 15 a 17 anos farão uma parada na ONU para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste fórum preparado para que eles possam exercitar seu desejo de mudança e senso de justiça, eles aprenderão sobre o segundo objetivo que versa sobre segurança alimentar e agricultura sustentável. Os assuntos que atravessam o tema da alimentação são diversos: cultura, preservação da biodiversidade, desmatamento e formas alternativas de produção. O Ensino Médio encerra nossa viagem, entrando em contato com temas urgentes à sobrevivência da floresta e da humanidade com a atividade Semeando Amanhãs. Para isso eles conhecerão artistas-ativistas que dialogam sobre os limites e potências de ações individuais e coletivas como forma de cultivar uma nova ideia de humanidade.
Esperamos fornecer a vocês sementes que possam ser cultivadas e disseminadas, criando raízes fortes e grandes para toda a extensão da comunidade escolar, atingindo casas, bairros, a cidade e seu entorno. Que também possamos todos colher os frutos do trabalho coletivo de conscientização, cidadania e empoderamento gerado a partir da valorização da diversidade da vida.
O fluxo do rio é intenso, e nós temos muito para conhecer.
Vem com a gente nessa viagem?