Você está em:
Amazônias Possíveis
Como navegar
Clique nos ícones para mover-se pela sala ou para acessar pontos de interesse.
Como alternativa, utilize as teclas de seta para virar para avançar e recuar.
Clique e arraste a imagem para explorar a cena em 360º.
Como alternativa, utilize as teclas de seta para virar para a esquerda e para a direita.
Utilize a roda de deslocamento para aumentar ou diminuir o zoom.
Como alternativa, utilize as teclas de mais e menos.
Tour Virtual / Jogo do Pirarucu
Jogo do Pirarucu
Nativo da Amazônia, o pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do mundo e também faz parte da gastronomia da região. Porém, a pesca predatória da espécie, praticada ao longo de décadas, fez com que ela entrasse em risco de extinção. Para reverter esse cenário, foram implementados projetos de manejo sustentável do pirarucu, envolvendo o conhecimento tradicional aliado a pesquisas científicas realizadas por diversas instituições, como o Instituto Mamirauá e a Universidade Federal do Oeste do Pará.
Uma das técnicas desenvolvidas por ribeirinhos para saber a população de pirarucu em um determinado lago ‒ e que teve sua eficácia comprovada por métodos científicos ‒ é a contagem a olho nu. Como esse peixe precisa ir à superfície para ‘respirar’ a cada 15 minutos, um grupo de pescadores entendeu que isso possibilita uma contagem para determinar a quantidade de peixes da espécie e, por vezes, os seus tamanhos, contribuindo para o manejo sustentável do pirarucu.
Neste jogo, você irá praticar a técnica desenvolvida pelo conhecimento tradicional dos ribeirinhos e ajudar os pescadores a contar quantos pirarucus tem no lago.
Como jogar
Assista ao vídeo e tente contar quantos pirarucus aparecem na superfície da água para respirar. Ao final, digite na caixa de texto abaixo a quantidade de pirarucus que você contou. Será que você consegue acertar o resultado?
26
Parabéns! você acertou
Oops! Algo deu errado